Processo de fabricação da madeira plástica

A primeira etapa para a produção da madeira plástica é a coleta da matéria-prima: lixo plástico. Depois de coletado e limpo, o plástico é separado por gênero (branco e colorido). Essa separação acontece uma vez que existem dois tipos de perfil de madeira no mercado. Os perfis de cores claras utilizam o plástico branco e os perfis de cores escuras o plástico colorido. Em seguida, o plástico é lavado e moído, formando grânulos e lavado novamente, caso seja necessário. A terceira etapa consiste no reprocessamento do plástico.

Os grânulos são levados para uma máquina chamada extrusora onde serão fundidos e homogeneizados. Existem diversos tipos e tamanhos de extrusora. Os pigmentos e as cargas são geralmente adicionados durante o processo de fundição, mas também podem ser colocados junto com os grânulos. A extrusora opera em variadas faixas de temperatura especificadas de acordo com o tipo de plástico utilizado.

O material que sai da extrusora passa por um sistema de refrigeração, e é puxado por um “puxador”, resultando na madeira plástica. Essa madeira é posteriormente cerrada, cortada, parafusada em móveis, bancos, decks, nas mais diversas aplicações. Um produto reciclado e reciclável.

Deixe uma resposta